sábado, 22 de setembro de 2012

Somos cegos, surdos e mudos, mas foram eles que nos deixaram assim


   Estamos em pleno 2012, em um mundo globalizado onde se fala de acessibilidade e tecnologia. Era na qual a Apple é líder de mercado por ter como maior diferencial, a facilidade para manipular seus aparelhos, mostrando que todos estão cansados de complicações. Antigamente, quanto mais complicado, mais inteligente, pois de certa forma fazia de seus criadores e usuários, gênios. É uma grande pena que este novo conceito não tem se estendido a um assunto importante, a língua na qual todo cidadão deveria ser fluente, o conceito no qual todo cidadão deveria ter seu esclarecimento, a política. É uma grande pena que o brasileiro não entenda a política e neste post vou expor importantes informações a respeito do porquê vivemos esta realidade.

               Faz pouco tempo que comecei a me interessar de fato pelo assunto neste ano. Sou da opinião que política não é um dos assuntos mais legais, mas é necessário compreender sua importância. O fato de eu nunca ter me interessado anteriormente, deve-se ao fato de eu ter sido um cidadão despreocupado? Também.

Gostamos de informações fáceis de compreender, algo que consiga prender nossa atenção tornando o momento do estudo prazeroso. O grande problema é que os ensinamentos de política são passados como se não fossem tão importantes, não sendo um problema dos professores de filosofia/história e sim dos líderes do poder público que ditam o que é pertinente ou não o aluno aprender. Você já teve alguma aula na qual o professor ensinou o que faz o presidente, governador, prefeito, vereador, etc? Se sim, que bom, teve uma educação ao menos justa neste ponto, mas a maior parte dos brasileiros não teve esta oportunidade.

Semanas atrás estava pesquisando candidatos a prefeito e até tive sucesso na empreitada. Encontrei vídeos de debates no You Tube, a Gazeta do Povo contribuiu significativamente com as sabatinadas e com base nestas e em outras informações pude decidir meu voto. O grande problema que encontrei foi quando comecei a pesquisar sobre vereadores.

Para prefeito tudo bem, são só 8 e boa! Pude pesquisá-los um a um, no começo com certa dificuldade, mas aos poucos encontrei informações que posso chamar de centralizadas, como as sabatinadas já citadas. Quando verifiquei que o número de vereadores era 755, pensei “Bom, com tantos candidatos, deve ter algum portal com informações breves das propostas, fazendo com que o cidadão se sinta mais a vontade e possa escolher seu candidato.” Encontrei esse treco:

http://oestadodoparana.pron.com.br/politica/noticias/67753/?noticia=vereadores-com-suas-propostas-para-a-juventude

Digo treco porque isso pra mim não serve de nada, a não ser pra ver qual candidata é mais gatinha ou algo idiota do tipo, porque sinceramente, olhem esta proposta:


 Não faço questão de riscar o nome do candidato porque este tem mesmo é que ter vergonha de como está se apresentando à população. Se a droga do jornal limitou em caracteres o campo, que, por favor, explique em miúdos (bem miúdos) algo sobre a proposta, algo que incite uma pesquisa mais afim. Lembrando que provavelmente estes pagaram pra estar aí já que não constam nem um terço dos candidatos.

Confesso que pensei assim porque na academia, através dos conhecimentos de marketing, estudamos que a informação importante necessita estar atrelada a acessibilidade, o que definitivamente não acontece na política. Não é a toa que pouca gente se interessa, afinal de contas, como tomar gosto por algo completamente desestruturado no quesito “acesso a informação”? O brasileiro mal gosta de ler, quem dirá ficar caçando informação sobre candidato.

Não sei até que ponto isso poderia ser feito, mas já que a gazeta tem toda uma estrutura sobre as eleições em seu portal, no mínimo deveriam constar as propostas de cada um, com um arquivo a ser disponibilizado para download ou algo do tipo. Pensei em um portal com informações genéricas de cada candidato, sendo prefeito ou vereador e um link para a proposta do cidadão, mas não, ao invés disso tem a informação da PORRA DO TIME DE FUTEBOL DO CARA...


Pode parecer exagero, mas é o tipo de informação que dá pano pra manga. A informação do time de futebol é importante? Lembram do último candidato que tinha como identidade o time de futebol? O tal Julião Caveira? Deixe-me refrescar vossa memória:




É, deu para ter uma ideia da merda que é votar em um cara por amor a camisa, né? Tem que ter amor a bandeira da sua nação, pois é ela que te fará dormir bem e acordar mais tranquilo para trabalhar, que lutará por seus direitos deixando em foco o combustível do ser humano, a qualidade de vida.

            Fico pensando que se tiver mesmo tudo isso que comentei, talvez fique fácil de identificar que são os canastrões da política. Os caras com grana e rabo preso têm medo de expor suas carreiras, seus históricos na rede. Como não temos “na mão” dados como: projetos prometidos x concluídos de candidatos a reeleição, histórico de negligências e gastos com o dinheiro público em besteiras destes, gargalos da sociedade que necessitam atenção e ademais informações baseadas em dados de instituições não partidárias, temos que provar que somos espertos e lidar com o que temos.

Os tempos estão mudando, nossa democracia já não é mais um bebê e agora a educação está bem acessível à maior parte da população, com faculdades de todos os preços possíveis, ensino a distância e etc. O senso crítico só é desenvolvido através de muito empenho e estudo, portanto faça sua parte como cidadão e seus filhos certamente agradecerão. O mundo não está perdido e quem diz que está é porque nunca tentou entender como funciona o sistema e é conformado com as decisões governamentais. Não temos nem trinta anos de democracia (considerando o conceito de democracia após o final da ditadura – 1985), portanto não é motivo para largar os bets, afinal de contas só tivemos gestão de três presidentes e ao que indica, estamos alargando nossos passos. Somos cegos, surdos e mudos, mas foram eles que nos deixaram assim e não vamos aceitar esta condição!

Vamos provar que não temos memória curta, que não nos esquecemos dos erros políticos e que buscamos renovação. Escolhemos muitos caminhos em nossa vida, mas já nascemos cidadãos e cabe a nós decidirmos o destino da nossa verba, o dinheiro é nosso e quem são os ditadores somos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário